Plugins do Chrome, Firefox e IE


Como desabilitar plugins

Os plugins são aplicações necessárias para explorar certo tipo de conteúdo em uma página na internet. Porém, embora eles sejam indispensáveis, podem tornar o carregamento de alguns sites um pouco mais lento, especialmente aqueles que utilizam uma grande quantidade deles no corpo da página.

Além disso, certos plugins também podem aumentar os problemas de segurança do navegador, o que nem sempre faz com que o ideal seja mantê-los sempre ativos. Porém, nem todos sabem como visualizar a lista de plugins dos browsers ou como fazer para desabilitá-los. Abaixo, preparamos um pequeno tutorial explicando como realizar tais ações no Google Chrome, Mozilla Firefox eInternet Explorer.

Mozilla Firefox

Para abrir a tela de plugins do Firefox, comece clicando no botão do navegador e escolha a alternativa “Complementos”.

Abrindo os complementos

Então, entre na janela Plugins. Feito isso, você pode ver a lista daqueles que estão presentes no Firefox (ativos ou desativados).

Plugins instalados

Se você quiser obter maiores informações sobre algum deles, basta clicar na opção “Mais” presente na entrada. Isso faz com que os dados do plugin em questão sejam exibidos na tela.

Detalhes dos plugins

Para desabilitar qualquer um deles, basta clicar no botão “Desativar”.

Desativar

No caso de você precisar de uma lista mais técnica com os plugins, basta digitar “about:plugins” (sem as aspas) na barra de endereços do navegador.

Lista técnica

Google Chrome

Para abrir a página de plugins instalados no Chrome, abra uma nova aba do navegador e, na barra de endereços, digite “chrome://plugins” (sem as aspas).

Abrindo plugins no Chrome

Feito isso, uma nova janela é aberta, exibindo todos os plugins ativos no navegador.

Plugins ativos

Se você quiser obter mais informações sobre qualquer um deles, basta clicar no botão “Detalhes”, o que faz com os dados de todos os plugins da lista sejam exibidos na tela.

Observando detalhes

Para desativar qualquer um deles, tudo o que você precisa fazer é clicar no botão “Desativar” existente na entrada desejada.

Desativando o plugin

Outro detalhe que muitas pessoas não sabem é que, como um padrão, os plugins só são ativados mediante a sua permissão, para evitar que vulnerabilidades sejam exploradas. No entanto, se você quiser desabilitar essa verificação, pode fazê-lo selecionando a alternativa “Sempre permitido” nos itens desejados.

Sempre permitido

Vale apenas lembrar-se de que isso pode deixar o seu navegador vulnerável. Logo, o ideal é fazê-lo somente para aqueles plugins que você confie totalmente na segurança.

Internet Explorer

No Internet Explorer, clique no botão de configurações do navegador e escolha a alternativa “Gerenciar complementos”.

Gerenciando complementos

Nesse navegador, os plugins são exibidos dentro da categoria “Barras de Ferramentas e Extensões”, juntamente com esses itens (e qualquer outro complemento do tipo ActiveX que esteja instalado no browser). Vamos começar exibindo todos os itens da lista (pois muitos ficam ocultos como padrão). Isso é feito abrindo a caixa de seleção “Mostrar” e escolhendo a alternativa “Todos os complementos”.

Mostrar todos os complementos

Então, a lista completa de itens passa a ser exibida na tela.

Todos os itens

Se você quiser desativar qualquer uma das entradas, basta selecioná-la e utilizar o botão “Desabilitar”, exibido na parte inferior direita da tela.

Desabilitando o plugin

Agora você já sabe como ver a lista de plugins dos navegadores e como desativar itens quando for necessário.

 


Leave a Reply