Primeira loja da Apple em São Paulo


Fachada da loja da Apple no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo
Fachada da loja da Apple no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo

A primeira Apple Store de São Paulo vai ser aberta ao público a partir do dia 18 de abril. A empresa confirmou nesta quinta-feira (9) a data de inauguração do estabelecimento, que fica no shopping Morumbi, na zona sul de São Paulo.

A Apple Store do shopping Morumbi ficará no primeiro andar, próximo às lojas da operadora Vivo e da Hering. É possível ter uma noção de como ela será olhando a fachada do lado de fora do shopping, onde a companhia deve colocar o símbolo da companhia.

Com o início das atividades da loja paulistana, a Apple passa a contabilizar duas lojas oficiais em solo nacional – a primeira foi inaugurada em 2014, no Rio de Janeiro.

É importante ressaltar a diferença entre autorizadas Apple (varejistas como Fnac e Fast Shop, por exemplo) de lojas oficiais da marca.

As Apple Stores são administradas pela própria empresa e contam com treinamentos para consumidores, workshops sobre determinados produtos e softwares e assistência técnica.

 

Lojas da Apple

A biografia “Steve Jobs”, escrita por Walter Isaacson (Companhia das Letras), tem um capítulo dedicado às lojas físicas da Apple. O conceito surgiu de uma necessidade da empresa em se diferenciar: “Ele [Jobs] não queria que um iMac fosse posto na prateleira entre um Dell e um Compaq, enquanto um vendedor de uniforme recitava as especificações de cada um.”

O cofundador da Apple envolveu-se diretamente com a criação do conceito das lojas.

Ele dava atenção especial às escadas, item no qual sempre sugeria mudanças. “Seu nome está na lista de principal inventor de dois pedidos de patente de escadas – um para o modelo transparente que tem todos os degraus de vidro e suporte de vidro fundidos com titânio, e outro para o sistema de engenharia que usa uma unidade monolítica de vidro com múltiplas lâminas de vidro coladas para suportar o peso”, relata o livro.

Aberta em 2006, a loja da Quinta Avenida (Nova York) reúne diversas paixões de Jobs: um cubo, uma escada e muito vidro. Ela fica aberta 24 horas, sete dias por semana. “Essa loja rende mais por metro quadrado do que qualquer outra do mundo”, disse Jobs, em 2010.

Ainda de acordo com a publicação, o cofundador da Apple conseguiu criar um clima de grande expectativa em torno das inaugurações, da mesma forma como preparava lançamentos de produtos. Segundo o livro, em 2010 esses estabelecimentos foram responsáveis por 15% dos rendimentos da empresa.