Novembro Azul | O mês do Homem


Começa a maior campanha de combate ao câncer de próstata no Brasil: hora de vestir o país de azul!

novembro-azul-capa2
O Instituto Lado a Lado pela Vida idealizou o movimento Novembro Azul e, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, promove uma campanha nacional a favor da saúde masculina.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além de um fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal.

“A campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, diz Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da SBU.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual.

Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

 

novembro-azul1-capa
A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

Iluminação dos principais pontos turísticos brasileiros chama a atenção sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata
Iluminação dos principais pontos turísticos brasileiros chama a atenção sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de próstata

 

É hora de vestir o país de azul!

Durante o mês de novembro, diversos monumentos e locais públicos de grande visibilidade em todo o País ganham iluminação especial em referência ao Novembro Azul, campanha nacional de combate ao câncer de próstata. A ação visa chamar atenção para a realização dos exames preventivos e a importância do diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a detecção da doença em estágios iniciais aumenta em 90% as chances de cura. A recomendação do Ministério da Saúde é de que os exames preventivos de toque e PSA sejam realizados anualmente por todos os homens a partir dos 50 anos, exceto em casos de fatores de risco, que são: obesidade, histórico familiar da doença e etnia negra – a prevenção deve ser iniciada aos 45 anos nestes casos.

Confira alguns dos locais que abraçam essa causa:

São Paulo – SP:
Estádio do Pacaembu (mês inteiro)
Museu do Futebol (mês inteiro)
Biblioteca Mario de Andrade (mês inteiro)
Viaduto do Chá (mês inteiro)
Ponte das Bandeiras (mês inteiro)
Monumento às Bandeiras (mês inteiro)
Borba Gato (Santo Amaro) (mês inteiro)
Esporte Clube Pinheiros (mês inteiro)
Loja Breton Móveis Pinheiros (Alameda Gabriel) (mês inteiro)
Hotel Bourbon Convention Ibirapuera  (mês inteiro)
Torre da Band – 17 a 24/11

Porto Alegre – RS: 
Boulevard Shopping (mês inteiro)

Manaus – AM
Teatro Amazonas (17/11)

Curitiba – PR: 
Ópera de Arame

Juazeiro do Norte – CE
Estátua do Padre Cícero

Brasília – DF
Senado Federal (mês inteiro)

Salvador – BA
Estádio Arena Fonte Nova (17/11, das 18h às 21h)

Rio de Janeiro – RJ
Estádio do Maracanã (mês inteiro)
Cristo Redentor (17/11, a partir das 18h)