Brasil mantém internet lenta e fecha 2014 com média de 3 Mbps, diz Akamai


  • Segundo a Akamai, Brasil teve velocidade média de 3 Mbps no 4º tri de 2014

Em um ranking de banda larga feito pela empresa norte-americana Akamai, o Brasil fechou o ano de 2014 praticamente com a mesma velocidade lenta do 3º trimestre do ano. A conexão fixa evoluiu de 2,9 Mbps (Megabits por segundo) para 3 Mbps, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (25). O resultado coloca o país  em 89º lugar, seis posições abaixo do que no mesmo período de 2013.

Segundo a Akamai, Brasil teve velocidade média de 3 Mbps no 4º tri de 2014
Segundo a Akamai, Brasil teve velocidade média de 3 Mbps no 4º tri de 2014

“Essa velocidade é lenta, mas não é apenas culpa das operadoras, pois há questões técnicas do protocolo de internet. Tem problemas como ‘informações que se perdem e precisam ser retransmitidas’ e verificação de transmissão de dados”, explicou Jonas Silva, diretor de canais e programas na América Latina da Akamai.

O estudo ainda cita que apenas 1,9% dos acessos no Brasil são com velocidade acima de 10 Mbps. Isso dificulta, por exemplo, o acesso a serviços de vídeo de streaming em alta definição. Transmissão em 4k (padrão de vídeos com qualidade quatro vezes superior a HD) com esse tipo de velocidade seria impossível.

Apesar dos números baixos, o relatório espera que o Brasil aumente a qualidade e a adoção da banda larga fixa. A Akamai cita um projeto da presidente Dilma Rousseff de investir US$ 16 bilhões para levar fibra óptica a 90% dos domicílios brasileiros, fazendo com que o país atinja velocidades na casa dos 25 Mbps até 2018.